Antônio Marcos Carvalho dos Santos

Nome Completo:   Piru

Partido:   PP

Data de Nascimento:   31 de Dezembro de 2970

Telefone:   (66)3498-3590

E-mail:   piru@primaveradoleste.mt.leg.br

Número do Gabinete:   389/239

Fax:  

Biografia:  

Antônio Marcos Carvalho dos Santos, popularmente conhecido como Piru, é nascido em Poxoréo - MT, município que teve origem e economia sedimentada no garimpo de diamantes. A fama do garimpo atraiu pessoas de vários estados do Brasil, que viram em Mato Grosso, na ocasião, um Eldorado, diante das dificuldades vividas. E, foi assim que Antônio Lourenço dos Santos, pai do vereador, chegou a Mato Grosso, em 1960, após deixar seu estado de origem Goiás. Em busca de melhores condições de vida, saiu da cidade de Iporá, tocando gado a cavalo até o município de Tesouro. Cumprindo o seu trabalho, seguiu viagem a pé até Poxoréo, lugar que se instalou, construiu trajetória de vida e formou família com Amália Carvalho dos Santos.

Como toda criança e jovem em região onde predomina a extração mineral, Piru, viveu o apogeu do garimpo que projetou o município para o Brasil e o exterior, entretanto sofreu com a falta de oportunidade de trabalho, porque a economia da cidade estava literalmente ligada à garimpagem. Dos seis filhos do casal, Piru era o mais velho dos filhos homens, não podia ficar sem uma atividade rentável, foi vender salgados para ajudar no orçamento doméstico; e, posteriormente foi trabalhar de lixeiro, profissão que hoje tem outra nomenclatura – gari, na Prefeitura de Poxoréo.

De fácil relacionamento e demonstrando interesse no trabalho deixou a função de lixeiro e foi trabalhar na oficina da Secretaria de Obras do município, aos 13 anos, como badeco, aquele que está ali para atender os mecânicos e lhes dá suporte quando solicitado. Demonstrando sempre vontade de aprender chamou a atenção dos motoristas, que pediram ao então secretário da pasta que o liberasse para ser o apontador no trabalho dos motoristas, ou seja, anotar as viagens que cada caminhão realizava. Pedido aceito. Piru teve oportunidade de conhecer a região de Primavera que ainda pertencia a Poxoréo e se chamava BR-070. Acompanhava os motoristas na assistência as estradas vicinais como da Vila União e do carregamento dos primeiros aterros onde se construiria a rodoviária de Primavera do Leste, enfim, Piru estava vendo algo diferente além dos limites do garimpo.

 

Já adulto se casou e foi residir em Alto Araguaia, onde montou um mercado de secos e molhados. O Plano Real inviabilizou sua atividade econômica de prosperar como aconteceu com muitos outros setores da economia. Nessa época Primavera já tinha uma agricultura forte e era atraente para quem buscava trabalho, porque as outras atividades acompanhavam o sucesso do campo.

Antônio Marcos veio para Primavera e começou como servente de pedreiro, como catador de raiz nas lavouras e, quando conseguiu comprar sua mobilet passou a conhecer as pessoas, a realidade da cidade que estava dando seus primeiros passos, começando a definir a sua estrutura política após a emancipação que aconteceu em 1986.

Nessa fase conheceu o Dr. Irineu Veit e o Edeilton Machado que o convidou a se filiar no Partido Progressista. Antônio Marcos aceitou devido o gosto pela política e, especialmente pelo prestigio do Dr. Irineu que tinha e tem até hoje uma reputação irreparável, caráter e credibilidade. Entrou para a política e nunca mais saiu. Assessorou o vereador Paulo Castañon, em 2008, até decidir deixar o cargo e trabalhar a sua candidatura.

Quando eleito vereador, em 2012, Piru tinha a experiência como militante político e desenvolveu um trabalho para prestigiar os menos favorecidos, porque sabia das dificuldades de quem luta no dia a dia pela sobrevivência. Defendeu os interesses coletivos dos moradores da região do Vale Verde, em seu primeiro mandato e participou de ações importantes para o desenvolvimento de Primavera do Leste.

Atualmente, Piru, que é casado com Keila Ribeiro Padilha e pai de cinco filhos Thiago Carvalho dos Santos, Dhenyffer Cristina Rodrigues dos Santos, Hayla Ribeiro Padilha dos Santos, Hayssa Ribeiro Padilha dos Santos e Emelly Cristina Rodrigues dos Santos, está em seu segundo mandato.