Juarez Faria Barbosa

Nome Completo:   Juarez da Loretta

Partido:   PDT

Data de Nascimento:   2 de Janeiro de 1957

Telefone:   (66) 3498-3590

E-mail:   juarezloretta@primaveradoleste.mt.leg.br

Número do Gabinete:   231/261

Fax:  

Biografia:  

Juarez Faria Barbosa é filiado ao Partido Democrático Trabalhista e está em seu primeiro mandato. Membro do movimento de casais ‘Lareira’ da Igreja Católica, desde 1997, sempre esteve engajado, ao lado da esposa Loretta Facco, em trabalho social na Pastoral da Criança e diretória da Paróquia São Cristóvão.

Natural de Paulo Farias, estado de São Paulo, chegou à região de Poxoréu, ao lado dos pais e irmãos, em 1976, buscando melhores condições de vida. Quarto filho de sete irmãos, Juarez Faria, auxiliava o pai no sustento da família, trabalhando nas lavouras.

Em 1977, mudou-se para Rondonópolis, onde ficou por três anos servindo o Exército. Após esse período, retornou a cidade de Poxóreu para a residência da família. Foi nesse momento, que conheceu sua esposa, Loretta Facco. Ela havia chegado da Itália junto com o Padre Onesto Costa a serviço da evangelização.

Eles se casaram e, em 1983, mudaram para a Itália, onde nasceram seus dois filhos: Sueli Faria Barbosa e Osmar Faria Barbosa. Nesse período, Primavera do Leste ganhava destaque por ser uma terra de oportunidade e pelo franco desenvolvimento, o que fez o casal voltar ao Brasil e fixar residência nesse município, em 1990, que com apenas cinco anos de emancipação político-administrativo já mostra o potencial de expansão.

Novamente em terras matogrossenses, o casal continuou com o trabalho voluntário a serviço da evangelização. O perfil atuante, participativo no controle social e na luta em defesa dos que mais precisam, levou Juarez a ser convidado a entrar na vida pública partidária.

Sempre pronto ao serviço da comunidade aceitou o novo desafio. Filiou-se ao PDT em 2011 e, no pleito eleitoral de 2012, disputou as eleições como vice-prefeito, da chapa encabeçada por Mateus Viana, também do PDT. Nas eleições de 2016, foi o segundo vereador mais votado, com 1.064 votos.

“Entrei para a política porque acredito que essa é uma das melhores ferramentas para impactar positivamente a vida das pessoas. Fico feliz em defender uma Primavera do Leste com mais qualidade de vida e oportunidade para todos. Acredito que a política é o maior meio de transformação e precisamos de pessoas que pensem no bem comum, ocupando esses espaços”.

Dentre várias áreas, o vereador Juarez atua na Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Infraestrutura, Habitação e Regularização Fundiária do município de Primavera do Leste; Defesa da Agricultura Familiar e Pequenos Produtores do município; Segurança, Cultura, Esporte e Lazer, Defesa e Proteção dos Animais, Defesa da Igualdade Social, Defesa da Família entre outras.

Desenvolve um trabalho de fiscalização do erário público frente à comissão de Economia Finanças e Orçamento que preside na Casa de Leis, cuja competência é opinar sobre as contas do Prefeito; a abertura de crédito e sua autorização; matéria tributária e empréstimos públicos; todas as proposições quanto ao aspecto financeiro, que concorram diretamente para aumentar ou diminuir a despesa, assim como a receita pública; todos assuntos relativos economia, finanças e orçamento do município em geral, todos os problemas econômicos do Município, e, sobre qualquer proposição, memorial ou documento que se refira a favores ou isenções, a qualquer dessas atividades ou às pessoas físicas ou jurídicas que participam, bem como organização ou reorganização da administração direta ou indireta destinada a cumprir tais objetivos; realizar audiência públicas de avaliação das metas fiscais; legislação sobre economia; convenções de fundo econômico, tarifas, sistema tributário, concessão de serviços públicos; e , em especial, zelar para que em nenhuma lei sejam criados encargos ao erário municipal, sem que se especifiquem recursos necessários à sua execução.